Tirar um visto americano não é um bicho de sete cabeças. Se você seguir o passo a passo certinho, a solicitação é praticamente garantida e você poderá curtir sua viagem tranquilamente para os Estados Unidos.
No entanto, sabemos que sempre há muitas dúvidas sobre esse processo. Por isso, preparamos algumas dicas do que você não pode fazer de jeito algum na hora de solicitar o seu.
Até setembro de 2022, a Embaixada e o Consulados dos EUA no Brasil emitiram mais de meio milhão de vistos, mas cerca de 15% foram negados. Os principais motivos para isso acontecer envolvem mentiras, coisa que você jamais poderá fazer!
1- Nunca oculte uma informação de parentes que vivem nos EUA
Uma dúvida muito comum que muitas pessoas têm é se na hora de preencher o formulário é necessário responder a verdade se há parentes morando nos EUA. Muita gente acredita que isso pode ser prejudicial para a solicitação, e de fato é, mas apenas no caso dos parentes estarem morando de forma ilegal.
Mas confie no que vamos dizer. A honestidade é a melhor resposta. Se o consulado detectar qualquer mentira, isso afetará a sua credibilidade, e a chance de conseguir emitir um visto para os EUA será praticamente nula. Ter vínculo com parentes nos EUA não é algo que você deva esconder do consulado.
Até porque, ter parentes nos EUA não é a causa principal para negação do visto. É tudo uma questão de credibilidade! Portanto, jamais minta sobre isso na hora da entrevista.
2- Negar estadias anteriores nos EUA
Outro ponto muito importante e que você não pode deixar de preencher é no caso de já ter visitado os Estados Unidos antes. Se isso é solicitado no visto, você não pode mentir, e deve colocar as últimas cinco visitas ao país. Ainda que você não saiba a data e a hora exatas, tente fazer uma estimativa.
3- Não responder com honestidade
Como já diz o ditado, a mentira tem perna curta. Não adianta mentir na hora de tirar o seu visto, porque muito provavelmente você será pego, seja na hora do preenchimento do documento, ou da entrevista no consulado.
É terminantemente proibido mentir ou omitir qualquer informação. Você precisa responder com honestidade. Se mentir e for pego, além de ser negado, será bem complicado conseguir um visto posteriormente, pois isso ficará “fichado” no consulado americano.
Por exemplo, tem questões que perguntam se a pessoa já foi presa, por exemplo. E não se referem se a prisão aconteceu nos EUA, pode ter sido em qualquer lugar. Se é o caso, a pessoa precisa mencionar, mesmo que já tenha sido absolvida. Quem mente na entrevista não tem nenhuma credibilidade com o consulado.
4- Não minta sobre o propósito da sua viagem
Não é por acaso que cada propósito de viagem tenha um código específico, com turismo/negócio, que é o B1/B2, por exemplo. Mas existem outros vistos específicos, como o de trabalho e de estudante.
Mentir sobre o propósito da viagem também pode render uma boa dor de cabeça a você. É um dos motivos pelos quais tantos vistos são negados. Por exemplo, se você pedir um visto de turismo e ficar 9 meses no país, depois pode ser muito difícil conseguir a sua renovação. Afinal, quem fica 9 meses turistando?
5- Esquecer documentos na hora da entrevista
Muita gente sente medo na hora da entrevista, achando que a solicitação pode ser negada, mas a dica principal é: jamais tente enganar o entrevistador, e fale sempre a verdade. É fundamental que você não se esqueça de levar um passaporte válido e a página de confirmação com o código da DS-160. Caso você esqueça os documentos, ele será negado temporariamente até que você leve os documentos.
O problema é que além de perder uma viagem, você perde tempo e dinheiro, já que será necessário pagar novamente pelo visto. Com a cotação atual em pouco mais de R$ 5,00, o visto custa quase R$ 900,00!
Você também pode levar outros documentos que comprovem o seu vínculo com o Brasil, como um comprovante de renda, conta de energia, certidão de casamento, que apesar de não serem obrigatórios, podem ajudar você na hora da entrevista.
6- Comprar as passagens antes de ter o visto
Por fim, nunca compre suas passagens antes de ter o visto em mãos. Muita gente acredita que ter a passagem comprada facilita a aprovação, mas isso não tem absolutamente nada a ver. Evite gastar dinheiro à toa, porque se o visto for negado, além de precisar gastar novamente com ele, será necessário remarcar suas passagens.
Se você ainda está sentindo insegurança para solicitar o seu próprio visto, que tal contar com a ajuda de quem entende sobre o assunto? Clicando aqui, você poderá entrar em contato com uma das melhores agências do mercado para solicitar seu visto para os Estados Unidos!
Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!