cárie

Cárie: o que você precisa saber e como se prevenir

A cárie dentária é uma doença dentária que ocorre devido à ação de bactérias na cavidade que produzem ácido e desmineralizam o esmalte. Nesse sentido, deve-se tomar todas as medidas necessárias para evitar a cárie dentária, principalmente tendo um acompanhamento com um dentista especialista em canal.

Neste artigo, discutiremos várias práticas importantes para a saúde bucal e a prevenção da cárie dentária. Além disso, falaremos sobre os tratamentos que podem ser necessários para combater ou eliminar as cáries. Verifique!

Higiene oral

Primeiro, alguns problemas com sua boca, dentes ou gengivas podem ser evitados e/ou controlados se você tiver uma boa higiene bucal de acordo com os direcionais que o dentista de canal tenha te dado.

Desde cedo, as pessoas são incentivadas pelos pais, dentistas e até programas de ajuda a adotar práticas de saúde relacionadas à saúde bucal como:

  • Escovar os dentes regularmente, o recomendado é 3 vezes ao dia;
  • Fio dental após a escovação;
  • Não comer muitos alimentos açucarados;
  • Consultas regulares de limpeza;
  • Observe a saúde bucal e o tecido gengival.

Se você seguir essas dicas e cuidar bem dos seus dentes, poderá evitar a formação de cáries.

No entanto, em alguns casos, a cárie ainda se desenvolve e requer cirurgia ou até mesmo a inserção de implante com carga imediata.

Quais os impactos da cárie dentária?

Como mencionado anteriormente, a cárie dentária é uma doença que afeta o esmalte dos dentes e pode criar outros problemas relacionados.

Nesse sentido, a estrutura e a cor dos dentes podem ser afetadas, podendo ocorrer até mesmo perda estrutural.

1.Tratamento e Procedimentos

Como dissemos, a cárie pode causar muitos problemas na boca das pessoas. Nesse sentido, além do uso de aparelhos dentários, tratamento conhecido e eficaz em diversas situações, principalmente para corrigir a posição dos dentes, existem outros métodos que podem ajudar a restaurar a saúde bucal e melhorar, por exemplo, seu sorriso.

O clareamento dental é uma técnica amplamente utilizada pelos dentistas para ajudar a deixar os dentes mais brancos.

Isso ocorre porque cáries e outros problemas dentários podem danificar a cor dos dentes, tornando-os amarelados ou podres.

Desta forma, é um procedimento muito procurado e recomendado para quem deseja melhorar a qualidade do seu sorriso e restaurar a sua cor natural, principalmente após o tratamento com o dentista que faz tratamento de canal.

Em outros casos, foram utilizados instrumentos com resultados semelhantes aos aparelhos odontológicos, porém com tecnologia mais moderna e efeitos diferenciados.

É o caso, por exemplo, das lentes de contato dental, que se tornaram um tratamento cada vez mais popular nos consultórios odontológicos.

As lentes de contato dental são colocadas em dentes específicos. Por exemplo, se o dente sofreu recentemente cáries ou outras doenças, as lentes podem ajudar a recuperar o dente, melhorando sua qualidade e aparência.

Além disso, as lentes facilitam melhor alinhamento, ajuste de cores e dimensionamento estrutural para coordenar os sorrisos.

2.Casos mais graves

Por fim, em casos mais extremos, onde não há mais soluções e o dente foi perdido, também é possível aplicar implantes dentários.

Um implante é um item de metal usado para manter as próteses no lugar e servir como dentes substitutos. É um procedimento um pouco mais caro, mas acaba sendo a solução para muitas pessoas que não podem ter dentes.

Afinal, a estrutura é fundamental para uma mastigação e fala eficazes. Por fim, após cuidados e tratamentos diários, outros tratamentos podem ser realizados para melhorar o sorriso.

Como mencionado anteriormente, por exemplo, os aparelhos são fortemente recomendados em diversas situações, muitas vezes para fixar a posição dos dentes.

Existem diferentes tipos de equipamentos, cada um recomendado para situações específicas e deve ser identificado por um profissional.

Como evitar a cárie

Portanto, para evitar problemas mais sérios e outros menores relacionados à cárie dentária, você deve ficar atento aos cuidados prestados pelo seu dentista.

Entre os tratamentos, podemos destacar:

  • Ter uma alimentação melhor;
  • Prezar pela higienização;
  • Ter acompanhamento frequente no dentista;
  • Se hidratar.

Estes são procedimentos simples que não levam muito tempo, mas podem evitar situações desconfortáveis, como remover uma cárie, ter que fazer um tratamento de canal ou extrair um dente.

É fundamental adotar essas práticas e consultar seu dentista regularmente para que sua saúde bucal esteja sempre qualificada e, em caso de dores persistentes, visite um dentista emergência 24 horas e garanta um sorriso bonito e saudável.

Além disso, esses tratamentos podem prevenir outros problemas relacionados a toda a gengiva e boca, como a gengivite.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Gostou? Acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as melhores noticias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *