A rede social recém-chegada no mercado, hoje ela é uma das plataformas mais populares do mundo, e pode ser uma ótima maneira de alcançar novos clientes e promover seu negócio. o TikTok para empresas chega com o objetivo principal de trazer visibilidade para um novo público.
Mas como começar? Neste artigo, iremos explicar um pouco mais sobre esta ferramenta e exemplificar algumas dicas sobre como criar uma conta para seu negócio e começar a fazer vídeos que envolveram o seu público. Vamos juntos?
O que é o TikTok?
O TikTok é uma rede social que permite aos usuários criarem e compartilharem vídeos curtos que podem ser de qualquer assunto ou situação, desde performances musicais, passando por dicas de jardinagem a tutoriais de maquiagem e performances do mercado financeiro.
Seu funcionamento é semelhante aos dos seus concorrentes, pois os usuários podem seguir os outros perfis para conferir o que está acontecendo e seu retorno ao criador de conteúdo digital também é através um sistema de curtidas e comentários, assim como em outras redes sociais.
Além disso, um dos seus diferenciais, é que a plataforma é muito mais orientada para o entretenimento do que para qualquer outra coisa. Enquanto outras redes sociais permitem aos usuários compartilhar qualquer tipo de conteúdo, o TikTok se concentra especificamente em vídeos que são divertidos de assistir.
O TikTok foi originalmente criado como o Musical.ly, uma plataforma para que as pessoas compartilhassem vídeos musicais. Em 2018, o Musical.ly foi comprado pelo ByteDance, um gigante da tecnologia chinês, e rebrandeado como o TikTok. Desde então, o TikTok rapidamente se tornou um sucesso mundial, especialmente entre os adolescentes e os jovens adultos.
Esse sucesso fez a plataforma crescer e ser vista por grandes corporações que enxergaram a ferramenta como uma boa oportunidade para serem vistos para esse “novo público consumidor”. A partir daí foi criado o TikTok para empresas.
Agora que você sabe da sua origem, você deve estar se perguntando: “Como o TikTok para empresas pode ser uma boa opção para meu negócio?” Vamos explicar esta sua dúvida a seguir, mas já te adiantamos que é algo que trará um diferencial para sua marca.
Por que sua empresa precisa de um TikTok?
Negócios de todos os tamanhos têm investido cada vez mais em marketing nas redes sociais, por ser uma forma simples, rápida e barata de divulgação e o TikTok é uma das principais plataformas pois, como dito anteriormente, ele possui um diferencial: Alcançar um público jovem. Tudo isso é feito através de vídeos curtos e divertidos, onde as marcas podem se aproximar dos seus consumidores de uma forma inovadora.
Além disso, o TikTok para empresas oferece diversas ferramentas para que seja possível segmentar o seu público-alvo e garantir que os seus anúncios cheguem às pessoas certas. Com um bom planejamento, é possível utilizá-lo para aumentar a visibilidade da marca, gerar leads e até mesmo fazer vendas.
Por tudo isso, é cada vez mais importante que as empresas invistam em marketing no TikTok para empresas. Até como forma de posicionamento e atualização da missão e valores da marca. Os usuários adoram os perfis que tem o desejo de se engajar com o seu público, ou seja, a chance de criar uma forte identificação entre os dois lados e isso faz com que a lembrança para uma futura venda seja bem maior.
Estratégias para criar um perfil de sucesso no TikTok para empresas
Já está convencido da importância de contar com o TikTok para empresas para sua marca? Se a sua resposta for SIM, aqui estão algumas dicas para criar um perfil de sucesso.
- Crie um bom nome de usuário e descrição: Seu nome de usuário deve ser o mesmo que o seu nome ou o da sua empresa, para que as pessoas possam encontrá-lo facilmente. Sua descrição deve ser breve e informativa, para que as pessoas saibam do que se trata o seu perfil;
- Escolha um tema para o seu perfil: Você quer que as pessoas percebam imediatamente qual é o foco do seu perfil ao olharem para ele. Isso significa escolher um tema e seguir esse tema. Já apresente na sua bio esse direcionamento, para evitar perfis que não combinam com a sua proposta;
- Use hashtags relevantes: As hashtags são extremamente importantes no TikTok, pois elas permitem que as pessoas encontrem o seu conteúdo. Escolha hashtags relevantes para o seu nicho e use-os sempre que postar um vídeo;
- Crie conteúdo de qualidade: Criar conteúdo é um dos pontos mais importante para o TikTok para empresas, certifique-se que está postando algo de alta qualidade. Lembre-se: Os seus vídeos precisam ser divertidos, informativos e originais;
- Interaja com o seu público: Sabemos que é óbvio, mas é bom sempre lembrar que é importante interagir com o seu público. Responda aos comentários e curta os vídeos das outras pessoas e evite situações constrangedoras (Participe apenas de assuntos que são os valores da marca);
- Promova o seu perfil: Certifique-se de que o seu perfil está sendo visto pelo maior número possível de pessoas. Se for possível, compartilhe o seu conteúdo em outras redes sociais e incentive outras pessoas a seguirem o seu perfil.
Como você pode ver, criar um perfil de sucesso no TikTok para empresas é bastante fácil. Basta seguir essas dicas e você terá um perfil poderoso para alcançar os seus objetivos.
A importância do conteúdo original
Anteriormente, levantamos o assunto sobre a importância da criação de conteúdo original no TikTok para empresas e, por isso, gostaríamos de desenvolver mais sobre este assunto.
O conteúdo original é importante porque o algoritmo da plataforma valoriza esse tipo de material. Além disso, o conteúdo original ajuda a construir uma marca forte e coerente, o que é essencial para conquistar e manter seu público-alvo.
Maria Pieroni, estrategista de social media pela Estação Indoor, diz que uma das opções usadas pelas melhores agências de marketing digital para aumentar o engajamento é contar uma história. E, para contar uma boa história, você precisa de um bom enredo. Por isso, quando aparecem opções como o TikTok para empresas, que permitem que os criadores de conteúdo criem seus próprios vídeos, isso pode torná-los mais engajados do que apenas assistir a outros conteúdos na plataforma.
Por exemplo, digamos que sua marca seja uma loja de roupas e você queira fazer um comercial para ser divulgado no TikTok para empresas, com o objetivo de promover as peças da sua linha primavera/verão. Você pode usar o recurso “crie um vídeo” para posicionar sua marca e mostrar às pessoas porque elas devem comprar as peças da sua loja.
Ela também lembra que o conteúdo original não precisa ser sobre o seu produto. Ele pode estar relacionado ao seu público-alvo e às suas preferências. Por exemplo, se você é uma marca de roupas de bebê, você pode fazer um vídeo que mostra como cuidar da roupa do bebê para que dure mais tempo. Esse tipo de conteúdo não apenas ajuda a construir uma marca forte, mas também mostra às pessoas que você se importa com elas.
Com todas as informações acima em mente, fica claro que o TikTok para empresas pode ser uma plataforma muito útil para as empresas criarem conteúdos originais e envolventes para promover sua marca. É importante levar isso em consideração ao escolher o melhor tipo de conteúdo para postar nesta rede social.
Prontos para começar?
Não há dúvidas que o TikTok para empresas é uma plataforma incrível para que as marcas possam se conectar com um público mais jovem e engajado. Embora seja um desafio compreender as complexidades da plataforma, vale a pena o esforço para criar conteúdo relevante e envolvente para esses seguidores.
Tenha constância e não desista na hora da sua criação. Caso você tenha dificuldades, não hesite em procurar uma agência de comunicação com especialidade em redes sociais para ajudar neste processo. Te desejamos boa sorte e nos veremos na sua próxima publicação. Até lá!
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