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Como montar um negócio online

Quer aprender como montar um negócio online? Essa iniciativa pode ser uma ótima oportunidade para ter um negócio de sucesso por meio de ferramentas e diversas possibilidades que a internet oferece.

Ter um negócio online pode lhe trazer diversas vantagens se comparado com o negócio físico e que requer um ponto fixo para venda/estoque. 

Mas, só é possível usufruir desses benefícios quando você tem um negócio bem montado e com estratégias de marketing sendo colocadas em prática.

Se você quer garantir que essa seja a realidade do seu negócio, vamos conferir quais são as vantagens que você pode ter com esse empreendimento digital, como montar o seu negócio e possíveis estratégias para auxiliar no crescimento dele. Confira.

Vantagens de ter um negócio online

Maior alcance de clientes

O negócio digital possibilita que você alcance um maior número de clientes, afinal, você poderá entregar seus produtos e serviços para pessoas em diversos lugares do país e até mesmo do mundo.

Você pode compartilhar seus conteúdos, divulgar seus produtos e serviços sem precisar estar presente na mesma localização.

Hoje, é muito mais seguro comprar pela internet e isso tem gerado bons resultados para os negócios online. Produtores, que criam cursos online para diversas pessoas pelo país, são um ótimo exemplo para provar que o digital pode ser muito mais lucrativo do que as aulas presenciais.

Custos mais baixos

Por exemplo, digamos que o seu negócio online seja produzir conteúdos para outras empresas. Nisso, você só precisará de um notebook para fazer o que deve ser feito e, assim, entregar o material ao cliente.

Com a tecnologia que temos hoje, reuniões são feitas pela internet, conteúdos são entregues digitalmente, documentos são assinados online, dentre muitas outras possibilidades.

Isso diminui consideravelmente os cursos da sua empresa, sendo uma ótima opção para pequenos negócios que estão começando e não possuem muita verba para investir.

O número reduzido de pessoal também é uma oportunidade de reduzir custos, como é o caso do MEI que conta com apenas um funcionário envolvido – além do responsável pela empresa.

Muitas pessoas preferem comprar online

Quem, atualmente, nunca realizou uma compra online? Hoje, nossas compras de mercado podem ser feitas pelo celular e entregues em nossas casas, roupas, calçados, móveis e até mesmo plantas são compradas online.

Ou seja, as compras online ganharam seu espaço e se tornaram a preferência de boa parte das pessoas. Afinal, é muito melhor percorrer a internet por alguns minutos e encontrar exatamente o que procura do que ter de se deslocar para andar por várias lojas e ainda correr o risco de não achar o que quer.

Por conta dessa vantagem, montar um negócio online pode ser a melhor opção para ver resultados significativos ao final de cada mês de vendas.

Como montar seu negócio online

Chegou o momento de montar o seu negócio online. O que deve ser feito?
O amanhã é sempre uma incógnita, um desafio que por vezes não entendemos, por isso muitas pessoas buscam saber o futuro através do horóscopo de amanhã, essa é uma forma diferente de tentar ver um mundo melhor.
Vejamos.

Defina a área de atuação

Antes de tudo, você precisa definir qual será a sua área de atuação. Essa é uma etapa muito importante do processo, afinal, diz respeito ao que será feito para conquistar seus resultados.

A partir de sua escolha, será necessário estudar e definir o seu público-alvo e a sua persona (personagem fictício que irá representar o seu cliente). Esses detalhes irão te auxiliar na entrega de conteúdo buscando oferecer exatamente o que eles esperam.

Abra a empresa

Chegou o grande momento de abrir a sua empresa. Você poderá escolher entre MEI, Microempresa ou empresa de pequeno porte. Todas são empresas consideradas pequenas e suas diferenças estão na quantidade de funcionários e no faturamento anual.

Vai abrir um negócio digital como freelancer, sendo apenas você? O MEI, neste caso, será a melhor opção. Entenda suas necessidades do momento e defina a modalidade de sua empresa.

Tenha uma estratégia de marketing

Uma, ou mais, estratégia de marketing não pode faltar para garantir que você tenha um negócio online de sucesso, ok? Aqui vão algumas delas:

Redes sociais

As redes sociais são indispensáveis para um negócio online bem sucedido, afinal, elas são as principais ferramentas de divulgação no digital. Não é necessário estar presente em todas as redes, mas é essencial que esteja nas que seu público-alvo esteja mais presente.

Por meio dos conteúdos, que devem ser frequentes, você terá como engajar e interagir com seus clientes e atrair novos leads.

SEO local

O SEO Local é essencial para garantir a visibilidade de sua empresa, sendo ela online ou não. É uma forma útil de inserir o seu negócio no mapa, fazendo com que ele seja reconhecido pelo Google e possibilitar que seus clientes avaliem e encontrem informações com maior agilidade.

Marketplaces

Existem muitas opções de marketplaces no Brasil, como a Amazon, o Mercado Livre, dentre outros, que possibilitam que você venda seus produtos por meio dos sites deles. Mediante uma comissão em cima da venda, eles garantem que você terá o espaço para vender, garantindo a segurança para o seu negócio e para o cliente.

Se o seu negócio envolve vendas online, essa é uma ótima forma de ter bons resultados.

Website

Por fim, que tal ter o seu próprio website? Por meio dele, você divulga seus produtos, entrega conteúdos relevantes para o público-alvo que, com a ajuda do SEO, pode atrair muitos usuários para o seu funil de vendas, dentre várias outras possibilidades.

Por ser seu, a liberdade é muito maior e muitas estratégias podem ser colocadas em prática.

Defina metas claras

Todas as etapas anteriores são essenciais para o processo de abrir o seu negócio online. Mas, elas só estarão alinhadas com o seu objetivo se forem definidas metas claras para cada uma.

Por isso, defina muito bem suas metas antes de realizar qualquer ação. Quanto melhor for o seu planejamento, melhores serão as métricas e mais fácil será acompanhar o seu avanço.

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