Existe idade mínima para realizar implante dentário?

O implante dentário é um tratamento que tem como maior objetivo substituir dentes que acabaram caindo ou sendo extraídos por algum motivo. Dessa forma, é muito comum conhecer pessoas mais velhas que possuem algum tipo de implante, ou até mesmo as famosas dentaduras, pontes dentárias, etc. 

Nesse cenário, a pergunta que fica é: será que somente os mais velhos podem colocar próteses? Jovens e adolescentes podem realizar esse procedimento? Quais são as indicações e contra indicações da colocação de um implante dentário mesmo na terceira idade? Essas indicações são as mesas quanto se trata de uma prótese dentária?

Com todas essas perguntas em mente, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o implante dentário e entenda quem pode realizar esse procedimento, bem como entenda como esse tratamento funciona, vendo todas as suas peculiaridades, para que possa realizar o procedimento mais seguro e certo de que poderá resgatar a sua saúde bucal. 

O que é implante dentário?

Para quem nunca ouviu falar do implante, saiba que este nada mais é do que uma espécie de suporte feita com estruturas de metal ou titânio, que são colocados na boca do paciente através de uma cirurgia, que por sua vez pode ser facilmente cotada, através de pesquisas como:”preços de implantes dentários”.

Em suma, através da cirurgia, essas estruturas se prendem no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Assim que são colocados, o dentista passa a fazer acompanhamentos com o paciente para possíveis ajustes e manutenções.

Como é realizado o procedimento de implante dentário?

Assim como já mencionado anteriormente, a colocação do implante dentário é realizada através de uma cirurgia. Justamente por serem integrados ao osso, esse tratamento pode oferecer ao paciente estabilidade para os dentes artificiais, isso porque uma vez que elas são fixadas, as próteses não escorregam nem mudam de posição na boca. 

Além disso, através desse implante dental, o paciente também conta com toda a segurança para se alimentar e falar sem medo algum que seus dentes saiam do lugar, por exemplo. Vale lembrar que o implante é considerado a forma de substituir os dentes mais seguros, isso porque também existem as dentaduras e pontes dentárias que são móveis. 

Além disso, é importante frisar que para colocar o implante de forma adequada para que ele se mantenha na boca de forma segura é preciso que o paciente tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo.

Existe idade mínima para realizar implante dentário?

Pode parecer surpreendente, mas o implante dentário também pode ser colocado em jovens e adolescentes, em casos específicos, já que esse procedimento não pode ser realizado durante o desenvolvimento dentário da criança, uma vez que ele pode interferir e atrapalhar todo o processo natural da boca. 

Vale lembrar que durante o desenvolvimento do osso da boca, ele vai dar formato não só a arcada dentária como também ao maxilar. Esse processo não pode ser realizado em adolescentes, pois os ossos não possuem resistência e forma adequados para aguentar.

Assim, a estimativa é que só torna-se possíveis a realização do procedimento a partir dos 16 anos (em indivíduos do sexo feminino) e 18 anos (em individuos do sexo masculino).

Isso vai variar de acordo com o processo de crescimento de cada pessoa. Alguns especialistas defendem que é mais seguro esperar até os 21 ou 22 anos para a colocação de um implante dentário. 

Crianças podem realizar implante dentário?

Se você pesquisar por “implante dentário antes e depois” vai perceber que existe a possibilidade de realizar esse tratamento em crianças, mesmo que isso pareça bem 

incomum. 

Isso é uma possibilidade já que as crianças estão expostas a muito mais riscos devido às brincadeiras intensas, momentos que podem criar situações de maior vulnerabilidade. Elas podem perder seus dentes por conta de fraturas graves, cáries e problemas congênitos, precisando entre outras coisas. 

Nesses casos, os implantes infantis viram uma possibilidade, mas acabam sendo mais complexos do que em adultos, já que precisam ser realizados com muito cuidado, a fim de que não atrapalhem o desenvolvimento normal dos ossos do rosto. Em suma, as maiores situações que exigem implantes infantis são: 

  • Luxação do dente de leite;
  • Problemas de saúde;
  • Perda do dente permanente;
  • Acidentes.

Mesmo assim, é importante frisar que antes de realizar qualquer procedimento é necessário a avaliação de um dentista especializado, uma vez que somente esses profissionais poderão indicar os melhores tratamentos de acordo com as peculiaridades de cada paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *